Historiosidade Copyright© 2013

quinta-feira, 3 de outubro de 2013


A Guerra do Vietnã foi algo que marcou muito a história do mundo, ela aconteceu entre 1959 e acabou em 1975, foi um conflito armado no Vietnã do Norte, no Vietnã do Sul, Laos e no Camboja, a guerra entra também na história da Guerra Fria.

O Vietnã sofreu um processo de descolonização após a 2ªGuerra Mundial onde vivenciou uma violenta luta entre os Franceses e os Viet Minh (Tropa da Independência do Vietnã) que eram ligados ao Partido Comunista, fundado em 1930 por Ho Chi Mihn. Esse movimento travou suas primeiras lutas em 1941 contra o Japão e manteve a luta contra a França. Após o Final da 2ª Guerra, tentou recuperar seu domínio que havia sido conquistado pela França, e tentaram de uma maneira pouco interessante, começaram bombardeios da região norte do Vietnã e em 1954, com a "Guerra da Indochina", os norte vietnamitas com o apoio dos chineses, venceram os Franceses e reconquistaram suas terras e declararam a sua Independência!




A Guerra:

Para variar, sempre houve aquela richa entre Capitalismo e Comunismo, e como o Vietnã queria empurrar o Comunismo, acabou com que chamou a atenção dos Estados Unidos, o que os fizeram entrar na guerra enviando 10.000 (dez mil) soladdos para o Vietnã do Sul, onde no princípio acontecia a guerra. Somente em 1964 sobre o pretexto de ataques à embarcações americanas no Golfo de Tonquin, é que os Estados Unidos passaram a atacar o Vietnã do Norte com bombas fazendo os vietcongs sofrerem pois o Norte sustentava co Sul com alimentos e armamentos.

A Guerra teve alguns momentos principais, como em 1968, quando tropars do norte e tropas dos vietcongs desfecharam a "Ofensiva do Tet", comandada pelo General Giap, indo até Saigon (capital do Vietnã do Sul) e outras grandes cidades, fazendo com que os norte americanos sofressem grandes derrotas importantes, o que acabou estressando os americanos! Porém em 1972, o presidente Nixon ampliou o conflito atacando a região do Laos e do Camboja, lugares que abasteciam os vietcongs.
Os ataques se seguiam com bombardeios intensos sobre as cidades do Vietnã do Norte, utilizando armas químicas e fechandos os portos do país, tanto o norte como o sul não pararam e se manteram firmes em guerra, fazendo com que os soldados americanos se cansassem e enfraquecessem e por mais que seja difícil de aceitar, acabaram vencidos pelos vietcongs! Os Estados Unidos acabaram por aceitar o Acordo de Paris e saiu da guerra em 1973 mas ainda mantendo o conflito em alguns locais fixos, envolvendo forças de resistência do Vietnã do Sul até 1975 onde o governo de Saigon se rendeu.
Categories: ,

Um comentário:

Por favor, sem ofensas tanto quanto aos administradores tanto quanto aos leitores! Deixem sugestões, ideias, curiosidades, ajude-nos a completar nossos artigos e claro, deixe sua opinião!