Este efeito é mais visto em buracos negros, que são pura massa e contam com uma força gravitacional imensa, atraindo qualquer coisa próxima deles, até mesmo a luz! Mas ninguém havia conseguido provar a teorida de Einstein porque seria impossível reproduzir um buraco negro em um laboratório!
O Experimento
Para poderem provar a Teoria, os cientistas fizeram uma estrutura fotônica dentro de um chip, produzida com muitos materiais sólidos transparentes com diferentes índices de refração de acordo com a espessura desses materiais, permitindo que a luz viajasse através dos sólidos suavemente.Aparentemente é a primeira vez que cientistas fazem isso sem a interferência da gravidade e totalmente óptico para demonstrar um efeito astrofísico que nunca havia sido observado anteriormente junto a buracos negros. Apesar de que isso já foi visto em galáxias bem distantes e que emitiam luzes onde dava para ver a tal "curvatura".
A galáxia no caminho atua como uma lente de vidro no mundo da óptica cotidiana, desviando a trajetória da luz. Contudo, quando se trata de buracos negros, como essas estruturas engolem a luz que passa muito próxima a eles, os telescópios espaciais não conseguem registrar a deformação do espaço-tempo.
Fonte: MegaCurioso
0 comentários:
Postar um comentário
Por favor, sem ofensas tanto quanto aos administradores tanto quanto aos leitores! Deixem sugestões, ideias, curiosidades, ajude-nos a completar nossos artigos e claro, deixe sua opinião!