Historiosidade Copyright© 2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Acho que todos nós conhecemos a famosa história do Titanic, o famoso transatlântico que foi intitulado como "inafundável" onde "nem Deus afundaria este navio", poisé, o navio bateu de encontro em um iceberg logo em sua viagem de inauguração, repleto de passageiros cheios de dinheiro e muito poder! Acho que a história do navio não preciso detalhar, mas vou contar pra vocês uma coisa curiosa e um tanto quanto surpreendente!

14 anos antes do naufrágio do Titanic, Morgan Robertson, um pequeno escritor de livros, lançou um livro chamado "The Wreck of Titan or Futility" ou "Futilidade, ou O Naufrágio de Titan", neste livro, ele conta a história de um navio muito caro onde só os poderosos poderiam viajar e por um erro do capitão Smith (O mesmo nome do capitão do Titanic) eles não conseguiram desviar de um iceberg que acabou gerando sérios danos em seu navio o que levou ao naufrágio do mesmo.

O mais curioso disso tudo não é apenas o nome do navio do livro e a história, é por causa de um todo mesmo! Titan foi um navio, como dito, comandado pelo Capitão Smith, que por sinal era o mesmo nome do capitão do Titanic, Titan tinha medidas relativamente iguais aos do Titanic, além de que naufragou devido à um iceberg, em sua viagem de inauguração e muitas pessoas morreram devido à erros como a ausência de botes para todos os tripulantes e ambos por erros de seus capitães.

Abaixo existe uma breve comparação com Titan e Titanic, se assustem um pouco com as coisas que foram basicamente iguais entre ambos os navios, um da realidade e outro da ficção. Apenas um detalhe, o livro de Morgan Robertson teve uma venda ridícula onde não ficou nem um pouco famoso.



Semelhanças

Titan

Titanic
Nome do Capitão Smith Smith
Local do Naufrágio Atlântico Norte Atlântico Norte
Mês Abril Abril
Causa Colisão com Iceberg Colisão com Iceberg
Comprimento 240 metros 269 metros
Tonelagem do Deslocamento 75.000 66.000
Velocidade 25 nós 23 nós
Número de Botes 23 20 (4 desmontáveis)
Compartimentos à prova d'água 17 16
Hélices 3 3
Passageiros e Tripulantes 3.000 2.223

Poisé, talvez um pouco assustador não? Mas bom, é isso pessoal, se tiverem algo mais para acrescentar, adoraria ler nos comentários e adicionar à postagem! Muito obrigado à todos!

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, sem ofensas tanto quanto aos administradores tanto quanto aos leitores! Deixem sugestões, ideias, curiosidades, ajude-nos a completar nossos artigos e claro, deixe sua opinião!