Historiosidade Copyright© 2013

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

 

internat-students-map-lrg

 

Sabemos que o inglês é um dos idiomas mais falados do mundo, perdendo apenas para o Espanhol, Mandarim e seus respectivos dialetos. Mas como surgiu esse idioma tão disseminado ao redor do globo, incluindo mais de 375 milhões de pessoas?
Desde o século V a.C, a Grã- Bretanha era colonizada por povos Celtas. No entanto, com a chegada do Império Romano, os Celtas sofreram uma mudança considerável em seus hábitos, religião e até mesmo idioma.  Já em meados do 410 a.C, o Império Romano foi surpreendido por uma onda de invasões de povos germânicos, sendo eles Anglos, Saxões, Jutos e Frísios. Portanto, mais uma vez, o idioma sofreu uma considerável mudança em sua estrutura, sobrepondo a escassa influência Romana/Celta em seu vocabulário, e passando a tomar forma do que chamamos de “Inglês Antigo”. 
No século XVIII, devido a invasões Escandinavas, houve uma grande alteração no léxico da língua, simplificando ainda mais sua estrutura. Não obstante, no século XI, a Bretanha sofre com as invasões Normandas lideradas pelo Duque da Normandia, Guilherme I, resultando em um enxerto com palavras mais elaboradas, provindas do Românico. Com a absorção de diferentes idiomas, temos por fim o conhecido “Inglês Médio”.

Por fim, temos o “Inglês Moderno” que se originou no século 16, onde temos o ápice da carreira de William Shakespeare, e a transformação da Inglaterra em uma potência colonial, onde se dividiu em diversos dialetos ao redor do globo.
Podemos observar que a língua sofreu uma dramática mudança ao longo da história, sendo capaz de absorver influências de diversos povos, até se transformar em uma das línguas mais importantes do nosso planeta. 

 

A história da língua Inglesa em 10 minutos
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, sem ofensas tanto quanto aos administradores tanto quanto aos leitores! Deixem sugestões, ideias, curiosidades, ajude-nos a completar nossos artigos e claro, deixe sua opinião!