Historiosidade Copyright© 2013

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The-Death-of-Captain-James-Cook

 

Aparentemente, a colonização da Austrália é semelhante a do Brasil, mas vamos com calma, pois existe muito chão para ser percorrido para explicar como surgiu a terra dos cangurus.

No século XV, povos Asiáticos visitaram inúmeras vezes a Terra Australis. O seu principal objetivo era a coleta de pepinos do mar que eram considerados como iguaria  para esses povos. Os Espanhóis também marcaram sua presença no país, já que navegavam pelas redondezas do Sul da Nova Guiné. Nessa época a população da Austrália era composta por cerca de meio milhão de Aborígenes, uns 10 milhões de Cangurus, umas 5 milhões de Coalas, 2 milhões de cobras venenosas.

O holandês Abel Tasman, após ter vindo duas vezes à terra que chamou de Van Dieman's Land (hoje Tasmânia) e o Inglês Willian Dampier voltou para a Inglaterra falando mal da Austrália (tudo deserto, mulheres feias, etc..), a Inglaterra perdeu o interesse pela Austrália, e por mais de 70 anos tanto os Aborígenes, Cangurus, e cobras venenosas continuaram se comendo alegremente. Até que, muito sorrateiramente, o francês Marion Dufresne (Le intrepidô) começou a botar olho grande na parte Oeste da Austrália. O Capitão Cook já tinha clamado a parte Leste, tendo inclusive mapeado a costa e parte do interior, além de ter dado nome aos bois, chamando a área da Botany Bay em New South Wales.

Anos mais tarde, muitas outras expedições foram montadas bem como mapeamentos eram feitos para a construção de portos em diferentes partes do país. Com esses portos, vieram as capitais de cada colônia, até que se tornaram cidades. Nesse meio tempo, o preço da Lã no mercado internacional ficou 41 vezes mais caro, e com isso uma quantidade enorme de criadores Ingleses resolveu se mudar para a Austrália para criar carneirinho. A fantástica tecnologia de ponta da época, descobriu o navio refrigerado, e isso permitiu a exportação de ovelhas. Em seguida, muito ouro foi descoberto em vários locais da Austrália, chamando a atenção mundial. O fato passou a atrair aventureiros de olhos esbugalhados, provindos de todas as partes do mundo, não somente europeus, mas novamente os asiáticos. Nesse estágio a Austrália já tinha moradores, governantes e economia, ou seja, já estava colonizada.

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Por favor, sem ofensas tanto quanto aos administradores tanto quanto aos leitores! Deixem sugestões, ideias, curiosidades, ajude-nos a completar nossos artigos e claro, deixe sua opinião!